Área de Membros

O Papel do Magnésio nos Sinais e Sintomas Mentais [Autismo e TDAH]

magnésio suplementos Sep 03, 2022
fundo azul com imagem de um homem e cérebro azul

Vulcão, Autismo e Magnésio - entenda a relação começando desde o início...

Nos dias de hoje, principalmente aqui no Ocidente, a nossa cultura nos afasta cada vez mais de uma nutrição saudável e correta. 

Nosso estilo de vida, nossa sociedade e a mídia contribuem em muitos fatores para essa desinformação generalizada sobre a importância e o impacto das vitaminas e minerais no nosso organismo.

Todos entendem que o alimento é o combustível para o nosso corpo.

O que não entendem é que existe o "alimento" e também existe o "produto alimentício".

Um faz bem, o outro engana e faz mal.

⚠️Muitos dos micronutrientes em alimentos são bases de uma medicina preventiva, pois diminuem a inflamação e otimiza o funcionamento do corpo

  

O produto alimentício colabora com a acidificação, processos inflamatórios, resistência a insulina, ganho de peso e doenças variadas.

Alimentos são aqueles tal como os encontramos na natureza: sem conservantes, sem aditivos ou sem nenhum produto que os modifiquem ou interfiram na sua validade.

O problema é que a nossa comida mudou tão drasticamente ao longo dos últimos cem anos que hoje em dia grande parte da nossa dieta é baseada em comidas processadas (produto alimentício).

Contamos com os "fast food" e alimentos processados ricos em gorduras trans e açúcar, formas de cozimento e fritura com óleos muito aquém do que é considerado saudável, o que resultou em uma epidemia de obesidade, diabetes e outros diversos problemas de saúde.


 

Produtos alimentícios são aqueles que passaram por alguma interferência que modificou sua forma original. A maioria nem sequer contém o alimento em sua forma natural. São formulados com muitos aditivos, conservantes e aromatizantes para dar gosto, cheiro e aparência atraente, além de prolongar o prazo de validade.


 

⚠️Nossa dieta típica é rica em calorias de baixa qualidade nutricional.

 

Setenta por cento (70%) do alimento que comemos são processados, o que significa que são deficientes em fibras, em nutrientes essenciais, são quimicamente alterados e carregados de conservantes.

Nós comemos poucos alimentos frescos e menos ainda alimentos orgânicos.

Você passa um dia inteiro se alimentando e se parasse para analisar o que ingeriu neste dia, ficaria assustado com as quantidades baixíssimas ingeridas de vitaminas e minerais essenciais ao corpo (alimentos) e as quantidades elevadas ingeridas de anti-nutrientes (produtos alimentícios).

Isso em 1 dia.

Agora multiplique por 365 dias...

Agora projete em anos de vida...

Já viu o problema vindo lá na frente, certo?

E o quadro só se agrava...

⚠️Um pouco mais sobre a deficiência de minerais no nosso solo:

 

Mesmo quando fazemos um esforço para consumir frutas e vegetais frescos, não conseguimos mais colher os mesmos benefícios nutricionais que nossos antepassados colheram.

Qual é a razão?

Os métodos modernos da agricultura de hoje empobrecem o solo de minerais, que se traduz em produtos empobrecidos de nutrientes.

Além disso, os nutrientes são perdidos quando o produto é enviado de fazendas para supermercados, durante o processo de cozimento, e até mesmo por serem expostos ao ar e à luz.

Uma vez que os nossos alimentos são nutricionalmente deficientes, nossos corpos também são.


 

Com o passar do tempo o solo vai se esgotando, ou seja, o solo vai perdendo os nutrientes e ficando incapaz de nutrir as plantas. A esse fato chamamos de esgotamento do solo.


 

⚠️E o vulcão?

 

Bom, se você chegou até aqui, então você já entendeu 2 pontos importantes:

  • A importância de saber diferenciar o que é um alimento e o que é um produto alimentício
  • Que o nosso solo está cada vez mais pobre em minerais, consequentemente gerando deficiências nutricionais nos alimentos...

Agora, você sabia que o solo dos países onde tem vulcão são ricos em minerais, principalmente Magnésio? O Japão, por exemplo, é rico em Magnésio nas verduras e nas frutas, pois lá existem vulcões enquanto que no Brasil não...

Sim, é claro que é ótimo viver num país que não tem vulcões, furacões, terremotos, mas porquê muitos povos escolhem viver em volta de vulcões? 

A resposta está no solo.

Os vulcões fornecem um suprimento constante de minerais para a topografia circundante e fertilizam a terra que os rodeia. Embora uma grande erupção primeiro devaste a terra imediatamente ao redor, a erupção vulcânica fornece cinzas carregadas de minerais para enriquecer o solo.

Então o link entre vulcão e autismo que eu quero trazer aqui não tem nada a ver com causas do autismo, mas sim no tratamento de suas comorbidades onde o Magnésio desempenha um papel fundamental de suporte e funcionamento do sistema neurológico, como você verá a seguir.

Entretanto essa condição geológica associada ao empobrecimento do solo mencionado anteriormente torna o solo Brasileiro muito deficiente em minerais, em especial o Magnésio.

⚠️Sim, você precisa suplementar Magnésio

 

Um estudo mostrou que a presença de cálcio e magnésio nos principais grupos alimentares consumidos pelos brasileiros, não é suficiente.

Deste modo, mesmo com uma alimentação saudável, os alimentos chegam à mesa do brasileiro sem a quantidade nutricional e mineral necessária para a saúde, pois seu plantio foi feito em solo empobrecido.

Para completar esse quadro crítico, entra a desinformação das pessoas sobre o que é saudável e o que não é.

A indústria alimentícia, cuja prioridade número 1 é o lucro financeiro, produz alimentos e intitula como "saudáveis", ou "ricos em minerais" ou "acrescido de vitaminas" e esconde uma verdadeira bomba relógio por traz dessa propaganda.

O problema é que anos mais tarde, quando essa bomba explode no seu corpo na forma de doença, ninguém, nem você, nem a medicina convencional faz uma correlação entre a doença adquirida e a conduta alimentar praticada ao longo dos anos.


 

A verdade não vende bem, não dá lucro. Seria sábio você apagar os últimos 70 anos de desinformação que você recebeu a respeito de nutrição. Essa desinformação continua se perpetuando, trazendo lucro para alguns à custo da saúde de muitos.


 

⚠️Uma nutrição adequada é essencial para a saúde geral e a destoxificação do organismo.

 

Praticamente todas as reações químicas do nosso corpo requerem enzimas.

Muitas dessas enzimas requerem cofatores, (por exemplo um cofator vitamina ou ainda um cofator mineral) para que ocorram as reações químicas que mantêm nossas funções físicas e mentais.

Alguns minerais são peças cruciais na bioquímica, de qualquer ser humano, e o Magnésio com certeza seria mais do que necessário para que toda essa rede metabólica funcione em um potencial máximo.

Quando se fala de autismo, TDAH, ansiedade e depressão não tem como não se falar de magnésio, a deficiência está relacionada com diversas comorbidades encontradas nesses pacientes inclusive sintomas neurológicos e psiquiátricos.

Se temos dificuldades no metabolismo das pessoas com transtornos psiquiátricos, pode ter certeza que o Magnésio vai estar envolvido em algum rolê, além do que não conseguimos suprir adequadamente nossas necessidades diárias pois o solo brasileiro é pobre nesse mineral.


Junto com o zinco o magnésio participa de centenas de reações químicas no corpo, e afeta toda função enzimática. Ele está envolvido na produção de energia dentro das mitocôndrias, e também na absorção de açúcar pela células.


Participa da neurotransmissão, na regulação dos hormônios, na produção de mielina, na estabilidade da membrana celular, na competência da mucosa intestinal, no equilíbrio da microbiota, no tônus muscular, e está lá nos ossos!

O magnésio participa diretamente do metabolismo da vitamina D (na sua ativação e é um “quelante” natural de cálcio em casos de tratamento com vitamina D em que há o aumento da absorção de cálcio).

Também possui uma relação de amor e ódio com o cálcio, e entra em sinergia com diversos outros minerais e vitaminas (como por exemplo com o potássio para manutenção e retenção celular, ou com o fósforo para estrutura óssea).


Existem diversos "tipos" de magnésio e cada um deles tem uma indicação específica dependendo do contexto clínico do paciente.


Uma nutrição sadia e balanceada garante que as matérias-primas estejam sempre disponíveis para ajudar a nossa sustentação de saúde em todos os momentos.

Nós entendemos como pode ser confuso peneirar a variedade de alimentos e produtos que se aglomeram nas prateleiras dos supermercados ou loja de produtos naturais e você se pergunta se eles são de alta qualidade ou não.

⚠️Entender como a nutrição interage com o seu organismo é um fator essencial a ser considerado.

 

Como saber mais sobre o uso correto do Magnésio no autismo?

Você viu nesse conteúdo o topo do iceberg sobre a influência do magnésio e da alimentação correta e equilibrada para a saúde de qualquer pessoa e em especial do autista e do TDAH.

Se você deseja saber mais sobre a importância do magnésio e ir além, eu gravei esse vídeo aqui…

Nele eu explico detalhadamente:

  • Os principais tipos de magnésio que ajudam no autismo;
  • As principais indicações de magnésio;
  • Como utilizar o magnésio no dia a dia;
  • Como gerar mais qualidade de vida para o autista

Clique aqui para assistir

Você também aprenderá que muitas comorbidades associadas ao autismo como insônia, transtornos do humor e vários outros sintomas podem estar relacionados à deficiência de magnésio.

Há muita coisa que pode ser investigada e que pode melhorar a qualidade de vida do autista e uma delas é a deficiência de magnésio.

Ao contrário, do que a maioria das pessoas pensa os minerais tem importância fundamental na vida saudável do autista e o que você irá ver no vídeo é baseado em diversos estudos pouco conhecidos e anos exaustivos de dedicação e esforço que vou compartilhar na aula com você.

Continuar 

Forte Abraço,

Dra Tielle Machado

Gosta de Medicina Baseada em Evidências? Conheça os artigos do AUTNEWS revisados e comentados pela Dra Tielle.

Me leve para o AUTNEWS

Siga a Dra Tielle no Instagram