O que são birras, meltdowns, shutdowns no autismo.
May 06, 2022
É importante que se esclareçam alguns pontos sobre a “birra”
1- Birras são completamente normais em qualquer criança, seja autista ou não, mas a grande diferença é que num neurotípico quando é dado o que está sendo solicitando (causa) a BIRRA CESSA. É um comportamento típico infantil.
2- Diferença importante no TEA: nas crianças autistas também é comum uma birra (igual outra criança), mas aqui geralmente a birra “evolui” e facilmente entra num estado que chamamos de meltdown.
3- O meltdown é uma crise com colapso emocional, diferentemente da birra é um COMPORTAMENTO INVOLUNTÁRIO, podemos ter gritos, auto e heteroagressão, choros intermináveis, chegam a cansar a pessoa levando a exaustão física.
4- Crises de ansiedade e sobrecarga emocional semelhante ao meltdown, mas parece que a pessoa ficou “desligada” sendo um sinal de alerta para os cuidadores é o shutdown.
Resumindo uma simples birra (que toda criança faz) pode evoluir para o meltdown e/ou shutdown.
As principais causas além de estarem relacionadas ao próprio comportamental (rituais, rigidez, regras, manias, fixação, hiperfoco) precisamos também pensar além:
1- Gatilhos sensoriais, distúrbios do processamento sensorial devem ser investigados, e podem fornecer informações para médicos e terapeutas ocupacionais.
2- Desconfortos que não conseguem ser expressos na forma que cuidadores, família, parentes, esposa, esposo compreendam, seja verbalmente ou não
3- Dificuldade na comunicação
4- Frustação e dificuldade que terceiros compreendam
5- Dores que não são sanadas
6- As crises (meltdown ou shutdown) podem acontecer mesmo a criança ou adulto autista esteja sozinho, a pessoa não quer nada de terceiros ou chamar a atenção (como infelizmente muitos pensam)
7- Identificar os gatilhos e trabalhar com prevenção é a melhor forma de lidar com as crises
8- Não se esqueçam que PRECISAMOS pensar em causas orgânicas, metabólicas, infecciosas, e inflamatórias que podem estar de fundo e causando dor, desconforto, parestesia, desequilíbrio, náuseas, dor de cabeça, dor de dente, cólica, refluxo, coceiras, ardência, zumbidos.
Gosta de Medicina Baseada em Evidências? Conheça os artigos do AUTNEWS revisados e comentados pela Dra Tielle.