Área de Membros

O que é Autismo?

o que é o tea May 11, 2022

Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem como característica déficits precoces na comunicação e na interação social, e também interesses e comportamentos restritos e repetitivos.

O autismo é mais comum em meninos, a proporção chega ser de 1 menina para 4 meninos, mas atualmente, essa proporção é bem discutida já que o autismo se “apresenta” de forma bem diferente em meninas do que em meninos, na realidade essa proporção deve ser bem equivalente, mas as meninas são mais difíceis de diagnosticar e meninas tem a habilidade de “masking”, a camuflagem social.

O diagnóstico de autismo é feito pelo médico e se possível, com auxílio de equipe multidisciplinar (psicólogo, fono, TO) Os diagnóstico é baseado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM)-5 incluem: …. Espera rs …. Eu ia mesmo colocar os principais pontos da DSM, mas eu quero mesmo colocar de uma forma simples e direta para você mamãe e papai, ou autista que está buscando informações sobre o TEA.

Os critérios de diagnósticos para o autismo é baseado num “modelo de déficit" e ao meu ver muitos traços são “patologizados” como se as características neurodivergentes das pessoas autistas precisassem ser “corrigidas”, por exemplo: esteriotipias (de autregulação). Se um ambiente é prejudicial a uma pessoa, devemos mudar o AMBIENTE, e não a pessoa, entende?

Essa questão ainda em evolução nos manuais de diagnóstico e no próprio meio científico acaba por confundir as pessoas: “ué? O autismo então é uma doença?”ou ainda quando colocamos particularidades dos neuroatípicos: “mas você romantiza o autismo, o autismo não é normal” 😭😡

Vejam nas fotos do carrossel a MINHA OPINIÃO sobre esse assunto, e já aviso: eu não romantizo o autismo, não chamo meu filho de anjo azul, eu o amo por completo e ele é uma pessoa neurodivergente.

Na verdade, eu acho que sou hoje uma das pessoas no mundo que menos romantiza qualquer coisa em relação ao TEA pois eu VEJO no dia a dia o sofrimento que pessoas autistas tem por conta de “tratamento by the book”, e anjo azul.

Gosta de Medicina Baseada em Evidências? Conheça os artigos do AUTNEWS revisados e comentados pela Dra Tielle.

Me leve para o AUTNEWS

Siga a Dra Tielle no Instagram