Área de Membros

Autismo tem Cura?

cura do autismo? May 05, 2022
desenho de menino com rosto pensativo fundo azul e verde

Autismo não tem cura porque não é uma doença.

É um transtorno heterogêneo do neurodesenvolvimento, com causas de base genética e ambientais o que significa que os sinais e sintomas relacionados ao AUTISMO apresentados pela por essa pessoa fazem PARTE dela, assim como braços, pernas, etc!

Não tem como TIRAR “curar” algo que faz parte de uma pessoa.

O que pode confundir, principalmente no início, é que quando há o tratamento das comorbidades associadas há uma melhora da SAÚDE da pessoa autista, e há melhora dos sinais e sintomas dessas comorbidades que antes eram colocadas na conta do autismo (insônia, irritabilidade, agressividade, hipotonia, seletividade, hiperatividade, atrasos globais).

Então, no início, pode parecer aos familiares que “há uma cura” “saiu do espectro”, mas não houve cura, e sim melhora dos sintomas de comorbidades que comprometiam a vida, atividades de vida diária, a saúde, o humor, o sono E O APRENDIZADO dessa pessoa. O autismo permanece 🍀

Também é importante que se esclareça alguns cenários no diagnóstico do TEA, e isso acontece repetitivamente TODOS os dias, podemos ter:

1- autismo sem comorbidades
2- autismo COM comorbidades
3- transtornos e doenças que os sinais e sintomas se parecem com autismo, mas não é (autism like)

E como a gente consegue distinguir esses 3 cenários?
Solicitando exames laboratoriais (sangue, saliva, urina, fezes, etc) fazendo diagnósticos diferenciais e também de diagnósticos associados.

E essa é a minha luta: que as pessoas tenham a chance de melhorar a saúde independente do diagnóstico base.

❤️ de coração aberto: O que posso te dizer e te acolher como mãe e médica é: o autismo não é um problema, se agora você busca cura, busca sair do espectro é porque provavelmente não está vendo o autismo, mas as comorbidades que podem trazer muito sofrimento, e se nosso filho sofre a gente sofre também.

Com o tempo você vai perceber, como eu aprendi e vivi na pele, que a neurodiversidade , sem as comorbidades que impediam até de eu ver por completo meu filho autista, é linda em todas as suas nuances. Fica aqui comigo, que a gente se ajuda ❤️

Gosta de Medicina Baseada em Evidências? Conheça os artigos do AUTNEWS revisados e comentados pela Dra Tielle.

Me leve para o AUTNEWS

Siga a Dra Tielle no Instagram